Homens do gelo


Há muitas eras, gigantes vindo do norte trouxeram frio e desespero para os camponeses das terras centrais. Seus corpos pareciam ser feitos de puro gelo. Quando agarravam os pobres mortais pelos calcanhares, parecia que seus pés tinham sido afogados nos mares do norte. Os mortais morriam pelo frio intenso dos gigantes muito antes de serem arremessados contra árvores. Homens fortes desafiaram essas criaturas, mas apenas tiveram seus nomes eternizados pelos seus fracassos.
Aos poucos, essas criaturas estrangeiras abandonavam os tormentos aos homens. Os vilarejos mais ao sul, onde hoje figura a fronteira do comércio mercantil de Amn com o Norte, ainda sofriam dos caprichos dessas criaturas por mais tempo que desejavam.
Até que, após décadas de miséria, tais gigantes não mais foram vistos. As estórias a respeito desses colossos terminam em alguma caverna no muro que separa o norte do sul. A temperatura trazida pelos gigantes era tão intensa, que formaram-se cristais de gelo por toda gruta. Era um gelo que nem mesmo o Senhor das Alvoradas poderia derreter.
Alguns homens descobriram a caverna. Como prova, trouxeram blocos de gelo. Até armas conseguiram forjar com esses cristais. O frio que emana desses itens, é capaz de extinguir qualquer chama e queimar com o próprio frio a pele de seus inimigos.