Asdrubal Bombarril, ganhou o apelido de Bigodes por, ao contrário do costumeiro para halflings, usar um farto bigode. Com um passado sombrio - ou assim ele conta - Asdrubal tem muitos parentes que eram aventureiros e alguns deles conseguiram juntar dinheiro suficiente para garantir um sustento confortável. Na geração atual os que mais se destacam são Asdrubal, sua prima e tia Yamyra Pés-Largos e um primo da linhagem dos Pés-Orgulhosos conhecido como Costeletas.
Asdrubal Bombarril e sua prima Pés-Largos acabaram se juntando ao Sindicato - um extinto grupo de estrangeiros do leste liderados pelo falecido Lahal e pelo esquecido Balarama - com as promessas de fama e fortuna - mais pela fortuna do que pela fama. Conforme seus companheiros desapareciam um a um e suas novas companhias se mostraram muito mais interessantes - ou divertidas como o próprio se refere - ele agora prefere empregar seu tempo como assistente da justiça do aleijado Tyr e terceirizado da vontade da grande lua, Selûne.
Sempre muito sorridente, Bigodes gosta de fazer nove refeições por dia: o desjejum, o segundo desjejum, o lanche das onze, o almoço, o lanche da tardinha, a colação, o jantar, a ceia e uma mordidinha antes de dormir, sendo uma fatia de bolo de sementes por refeição mandatória para manter o bom humor deste bravo viajante. Tendo como principal missão manter o ânimo e o bom humor de seus companheiros, Bigodes nunca perde uma boa piada e apesar de gostar muito de seus amigos ele diz: "Perco o amigo mas nunca perco a piada!" - o que talvez tenha um cunho de verdade, uma vez que em menos de dois meses já perdera dois companheiros.
Sem qualquer respeito pelas leis da probabilidade e da sorte Bigodes acredita que o destino é seu amigo e portanto o que ele quer fazer, não importa o quão louco pareça, ele vai conseguir, tudo que ele precisa é fazer cara de "quem manda por aqui" e as mulheres vão se curvar à sua vontade!
Apesar de muito habilidoso com seu bandolim, as rimas de Bigodes são fracas. Recentemente ele tem praticado algumas trovas e odes, mas sem grandes sucessos. Gostando muito de implicar com seus novos colegas, Gabriel Yuris e Trevor Firehammer, Bigodes enfrentaria tudos menos dragões para salvá-los Seu medo dos lagartos alados é conhecido em todos as tavernas do sul da Costa da Espada - ou pelo menos por todos os hins de Gullykin, ou Hobbiton para os mais íntimos.