Onda Verde


"As estradas já não são mais seguras, como outrora." - As terras centrais do ocidente há muitos anos, desde sua fragmentação, tiveram seus problemas fortemente resultantes da falta de unicidade entre os donos de suas terras. Na região da forte Elturel, no Campo dos Mortos e arredores, os Cavaleiros do Inverno fazem suas rondas regularmente; o redor de Berdusk e o Vale do Crepúsculo contam com uma presença intimidadora de agentes harpistas; porém mais a oeste, a Caminho da Costa sofre com a insegurança.

Sempre muito transitada, o Caminho da Costa conecta o norte, pela Cidade dos Esplendores, ao sul, pelo Império de Amn. Muito transitada, viajantes e mercadores, sempre seguiram por essa rota. Em tempos de um reinado, de ordem sobre essas terras, a estrada que liga o norte e o sul de Faerun era muito bem vigiada por patrulhas reais. Hoje, pontos isolados oferencem abrigo e alguma proteção, como o Portão de Balduran, o forte Hospedagem do Braço Amigo e a simples cidadela de Baragosto.

Bandidos de todas as estirpes são descritos pelos mercadores que tiveram suas caravanas assaltadas. Desde arruaceiros ordinários a criaturas menos comuns. Dizem que umas são altas e delgadas, com a pele peluda e presas afiadas; outras brutas, enormes, fortes como se tivessem a força de um touro em cada braço e há ainda quem cite de seres menores de tons azuladas, mas que são furtivos e rápidos.

Contudo, as notícias mais assustadores sempre são as mais difundidas. Essas remetem a um grupo enorme desses bandidos. Falam-se de que talvez 50, talvez 100, talvez até mais orcos verdes, que renegam-se viver escondidos nas montanhas, vieram trazer o caos e a destruição ao mundo dos homens. Os tesouros por eles acumulados ultrapassam qualquer quantia de algum senhor de terras da região. Tesouro de fazer um rei anão arrancar os fios de sua barba de inveja. Assim conta-se da onda verde que vem ameaçando o rico comércio da Costa da Espada.