
Banhada pelo sinuoso Rio Chiontar, está a maior cidade da região do Campo dos Mortos. Elturel é notável pela sua forte organização militar. Não é por menos que ostenta um dos maiores templos do Vigilante e é liderada pelo seu mais bravo campeão, o Alto-Cavaleiro Dhelt. Sob seu comando, diz-se que cerca de mais de dois mil cavaleiros compõem os temidos Cavaleiros do Inverno, homens habilidosos no uso da espada e da disciplina, sempre atentos e prontos para defender sua cidade e seus cidadãos.
A cidade é cercada por muros altos e rígidos. Arqueiros fazem plantão em suas altas torres sempre atentos para os perigos para além dos muros. No interior da muralha, a cidade ribeirinha possui um porto pequeno, se comparada ao tamanho de seu território. Esse é dividido em dois distritos muito claros. No alto de um platô está os Bairro Alto, onde ficam as casas de nobres, senhores e pessoas importantes para a cidade e região. Também é no Bairro Alto onde fica o Alto Salão - nome do onipotente castelo do Alto-Cavaleiro Dhelt a beira de um penhasco banhado pelo Rio Chiontar - e seus os extensos jardins por onde desce um belo riacho; e também o Salão do Escudo - uma fortaleza dedicada a Helm, o Observador.
Logo abaixo, ao redor do elevado platô, residem os moradores menos abastados. O comércio é seguro, os Cavaleiros estão sempre a vigiar o crime e as irregularidades. Os fazendeiros e burgueses que dependem do ciclo da colheita, e portanto quase todos os habitantes, estão sempre a frequentar a Alta Casa da Colheita. Não muito distante está o centro do comércio. Mercadorias de diversos tipos podem ser encontradas, desde que o interessado venha com boas intenções.
Os Cavaleiros do Inverno patrulham constantemente as ruas da sua cidade. Também são incumbidos de patrulhar as suas estradas, o que fazem com deveras eficiência. Não obstante, a região próxima de Elturel ganhou a reputação de ser uma das mais seguras, nas caóticas Terras Centrais do Ocidente. Muitos assaltantes de caravanas e ladrões de dentro dos próprios muros da cidade são frequentemente punidos em praça pública ou humilhados a penitências nas próprias estradas.
Essa segurança provida pelo Alto-Cavaleiro tem profundas relações com a economia da cidade. A sua principal fonte de renda provém das ricas fazendas da região. A variedade e a quantidade abundante de grãos são exportadas para além das terras do ocidente. Razão essa que transformou o pequeno vilarejo agrário, numa das maiores cidades da região.
Os muros da cidade também abrigavam desde muito tempo um humilde templo dedicado ao Fúria Leal. Porém, há algumas décadas, com a difusão dos ensinamentos da Tríade, seus adoradores abraçaram a união dos três deuses justos. Hoje, uma catedral muito maior do que em sua origem reverencia Torm, Ilmater e, o sempre justo, Tyr.